O que é Bullyng?
O termo deriva de duas palavras da língua inglesa: Bull (touro), de onde deriva bully (valentão).
Saiba identificar bullyng na escola:
Sempre há um elemento mais forte e um mais fraco;
Utiliza-se violência física ou psicológica;
É intencional
É repetitivo e contínuo;
Causa dor e sofrimento na vítima;
Não há razão aparente para acontecer.
O que não é bullyng:
Conflitos e brigas (há motivo e não é repetitivo)
Um provocador sofrendo retaliação (há motivo)
Rituais de iniciação (dá-se apenas no período de integração ao grupo)
Na sua origem, portanto, bullyng traz a ideia de alguém mais forte (valentão) que oprime o mais fraco. Uma intimidação.
Assim, bullyng ou intimidação diz respeito a um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por uma ou mais pessoas (mais fortes) contra outra ou outras (mais fracas), causando angústia e sofrimento.
O bullyng não existe apenas no ambiente escolar, mas pesquisas internacionais mostram que pelo menos 15% dos estudantes afirmam ter sofrido algum tipo de bullyng na escola. E a principais vítimas são meninos mais novos e de menor escolaridade.
Os locais mais comuns são: sala de aula, recreio, portão e corredores.
Como lidar com o Bullyng?
a)Observar sinais:
A escola deve contar com profissionais atentos. Estes profissionais devem ser orientados a observar os seguintes sinais do aluno:
Revelar medo de ir ou voltar da escola
Voltar da escola, repetidamente, com as roupas, livros ou cadernos rasgados
“Perder”, repetidamente, seus pertences e dinheiro
Evitar falar sobre o que está acontecendo ou dar desculpas pouco convincentes para tudo.
b)Prevenir :
Para evitar que seu aluno chegue a enfrentar uma situação de bullyng e não saiba como se proteger.
Estimule conversas abertas e orientadoras sobre o assunto
Proporcione a oportunidade de assistirem juntos a filmes ou peças teatrais sobre o tema, promovendo a reflexão e o diálogo a respeito do tema
Crie caixas de sugestões que permitam denúncias anônimas
c)Apoiar a vítima :
Em geral a vítima de bullyng tem autoestima frágil. Tem dificuldade de reagir e isso o coloca em posição vulnerável. Para quebrar esse circulo, esse jovem precisa confiar no professor ou num outro profissional que a escola indicar para abordar o assunto. Então:
Mostre-se disponível, confiável e como um ponto de apoio
Garanta sigilo sobre o assunto
Sugira grupos de apoio que possam ajudar na busca de solução. A família é o primeiro deles.
Reforce a autoestima do vitimado
d)Apoiar o agressor:
O agressor, em geral, é uma pessoa com uma estrutura de personalidade de baixa autoestima, que procura compensar esse sentimento por meio de comportamentos de autoafirmação, com o propósito de provar para os outros e para si mesmo que é uma pessoa de valor. Assim, o agressor precisa de ajuda tanto quanto a vítima.
Mostre-se disponível, confiável e como um ponto de apoio
Garanta sigilo sobre o assunto
Estabeleça limites firmes e claros
Ofereça alternativas de Expressão que ajudem o agressor a resolver seu problema
Garanta a “quebra da popularidade” construída em cima de agressão .
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