segunda-feira, 26 de março de 2012

PROJETO TELEVISANDO O FUTURO TEXTO: BULLYNG

O que é Bullyng?

O termo deriva de duas palavras da língua inglesa: Bull (touro), de onde deriva bully (valentão).

Saiba identificar bullyng na escola:

                Sempre há um elemento mais forte e um mais fraco;
                Utiliza-se violência física ou psicológica;
                É intencional
                É repetitivo e contínuo;
                Causa dor e sofrimento na vítima;
                Não há razão aparente para acontecer.

O que não é bullyng:

                Conflitos e brigas (há motivo e não é repetitivo)
                Um provocador sofrendo retaliação (há motivo)
                Rituais de iniciação (dá-se apenas no período de integração ao grupo)

Na sua origem, portanto, bullyng traz a ideia de alguém mais forte (valentão) que oprime o mais fraco. Uma intimidação.
Assim, bullyng ou intimidação diz respeito a um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por uma ou mais pessoas (mais fortes) contra outra ou outras (mais fracas), causando angústia e sofrimento.
O bullyng não existe apenas no ambiente escolar, mas pesquisas internacionais mostram que pelo menos 15% dos estudantes afirmam ter sofrido algum tipo de bullyng na escola. E a principais vítimas são meninos mais novos e de menor escolaridade.
Os locais mais comuns são: sala de aula, recreio, portão e corredores.

Como lidar com o Bullyng?
                a)Observar sinais:
A escola deve contar com profissionais atentos. Estes profissionais devem ser orientados a observar os seguintes sinais do aluno:
                Revelar medo de ir ou voltar da escola
                Voltar da escola, repetidamente, com as roupas, livros ou cadernos rasgados
                 “Perder”, repetidamente, seus pertences e dinheiro
                 Evitar falar sobre o que está acontecendo ou dar desculpas pouco convincentes para tudo.
                 
                b)Prevenir :
Para evitar que seu aluno chegue a enfrentar uma situação de bullyng e não saiba como se proteger.
                 Estimule conversas abertas e orientadoras sobre o assunto
                 Proporcione a oportunidade de assistirem juntos a filmes ou peças teatrais sobre o tema, promovendo a reflexão e o diálogo a respeito do tema
                 Crie caixas de sugestões que permitam denúncias anônimas

                c)Apoiar a vítima :
Em geral a vítima de bullyng tem autoestima frágil. Tem dificuldade de reagir e isso o coloca em posição vulnerável. Para quebrar esse circulo, esse jovem precisa confiar no professor ou num outro profissional que a escola indicar para abordar o assunto. Então:
                 Mostre-se disponível, confiável e como um ponto de apoio
                 Garanta sigilo sobre o assunto
                 Sugira grupos de apoio que possam ajudar na busca de solução. A família é o primeiro deles.
                 Reforce a autoestima do vitimado

                d)Apoiar o agressor:
O agressor, em geral, é uma pessoa com uma estrutura de personalidade de baixa autoestima, que procura compensar esse sentimento por meio de comportamentos de autoafirmação, com o propósito de provar para os outros e para si mesmo que é uma pessoa de valor. Assim, o agressor precisa de ajuda tanto quanto a vítima.
                 Mostre-se disponível, confiável e como um ponto de apoio
                 Garanta sigilo sobre o assunto
                 Estabeleça limites firmes e claros
                 Ofereça alternativas de Expressão que ajudem o agressor a resolver seu problema
                 Garanta a “quebra da popularidade” construída em cima de agressão .

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