segunda-feira, 26 de março de 2012

PROJETO CULTURA DA PAZ RPCTV TEXTO AUTORIDADE E (IN) DISCIPLINA

Autoridade e (in) disciplina

        Muito se fala sobre o declínio da autoridade docente. Diz-se que a autoridade do mundo adulto está em crise. Mas é preciso entender o que é autoridade para poder sustentá-la e preservá-la.
         Autoridade não é repressão, opressão ou coerção.
         Autoridade tem a ver com legitimidade, respeito e diálogo.
         Para que haja autoridade é necessário reconhecer a legitimidade das tradições, das normas e regras trazidas pelas instituições. Até porque, muitas vezes as instituições e tradições são reconhecidas por meio das pessoas que as representam.
        No caso da autoridade docente, o professor é o detentor desta autoridade. E para ser reconhecido como tal, é necessário que sua conduta leve em consideração uma série de preceitos. Até porque, para conduzir outros no processo de aprendizagem, é necessário que os que estão sendo conduzidos confiem naquele que o conduz:
                Entender que as relações pedagógicas são assimétricas porque a relação de cada indivíduo com o conhecimento é desigual
                E que tal assimetria extrapola o nível do conhecimento e deve ser compreendida e vivenciada em nível comportamental e humano
                Reconhecer que ensinar também é revelar e transmitir valores éticos, morais e humanistas.
                Saber que é preciso dar exemplo. Ser exemplo é quesito indispensável para a legitimidade
                Estabelecer o diálogo como a principal ferramenta de aproximação com os alunos. Isso inclui não ser permissivo e aprender a dizer não.
                Ter a convicção que, para educar, é preciso aprender a ser resistente à frustração, estabelecer metas de médio e longo prazo e resistir aos impulsos e recompensas imediatas. Isso requer disciplina, autocontrole, esforço, perseverança e tenacidade.
                Saber que a autoridade não se transfere simplesmente. No quesito autoridade, parte-se sempre do zero. Não se tem créditos a priori. A autoridade é sempre testada e construída por nós mesmos.
                Por fim, entender que a autoridade frágil é um campo aberto para o surgimento da indisciplina. Estabelecer a disciplina e exercer a autoridade, porém, não é a mesma coisa. São atitudes distintas. É a autoridade que dá sentido à disciplina, não a disciplina que faz a autoridade. 

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