RESUMO DO CURSO: PAZ TEM VOZ?
Será que a mídia, em especcial a TV, exerce alguma influência em nossas vidas?
1- A mídia como nossa aliada e não inimiga:
TEORIA CRITICA: no inicio do seculo XX surgiram as primeiras pesquisas e teorias da comunicação, estudiosos como Max Hortheimer e Theodor Adorno, trabalharam e escreveram sobre o assunto: livro a Indusatria Cultural.
Antigamente os meios de comunicação existentes, estavam a serviço somente do Estado e abordavam em suas matérias, questões politicas e do interesse dele. A liberdade de expressão era quase nula e o cenario das teorias eram de muito conflito ideológico e de guerra.
Segundo estes estudiosos, a Tv aliena e manipula as pessoas, o sujeito que assiste a TV não tem capacidade de fazer uma analise critica do que ocorre em sua volta.
Já na década de oitenta, em algumas pesquisas a pergunta que era feita questionava: O QUE A MÍDIA FAZ COM AS PESSOAS?
E essa era a resposta na maioria das vezes, manipuladora, monstros, tornando-nos alienados. Estavamos na era do MIDIACENTRISMO: onde a responsabilidade de tudo que é vinculado em nossa vidas, vem da mídia.
TEORIA DAS MEDIAÇÕES: surgiu na América Latina, através da lacunas deixadas pela Teoria Crítica e seu maior representante é o Antropólogo e Filosofo Jésus Martín Barbero.
Ela refazia a pergunta que questionava quanto ao uso da mídia em nossas vidas, fazendo-nos refletir melhor:
O QUE FAZEM AS PESSOAS COM AS MENSAGENS PROPAGADAS PELA MÍDIA?
Ele questionava que a mídia não era inteiramente negativa, mas que a culpa do que as pessoas faziam com o que assitiam, era das próprias pessoas. Que por sua vez, não sabiam reciclar, filtrar e aproveitar esse conteúdo.
Surgia então o SUJEITOCENTRISMO: onde o responsavel pelas ações recebidas pela mídia era o próprio sujeito. Ele tinha o poder de escolher suas ações.
Segundo Jésus a culpa não é dos meios de comunicação e nem totalmente do sujeito, mas do tudo que a envolve e o cerca, os condicionantes: escola, familia, sociedade, etc.
2- EDUCOMUNICAÇÃO E EDUCOMUNICADOR:
Esse segmento tem sua teoria difundida pela USP que possui graduação na área, que define EDUCOMUNICAÇÃO como: nova área de estudo que utiliza a comunicação e seus instrumentos para desenvolver práticas educativas e cidadãs.
Seu principal estudioso é o professor Ismar Soares que diz: educomunicação é a troca simultânea de informação entre professores, alunos, cooordenação, família, de maneira democratica, participativa, expressando idéias e emoções, algo recíproco.
Já o EDUCOMUNICADOR é a pessoa que integra em suas práticas as mais diversas mídias, enriquecendo suas aulas. É o profissional que demonstra capacidade para elaborar diagnosticos e coordenar projetos no campo da Inter-relação educação/comunicação.
Entre essas atividades destacamos a Implementação de programas de “ Educação para a Comunicação”. Assessoramento a educadores no adequado uso dos recursos da comunicação, como instrumentos de expressão da cidadania.
3- ABORDAGENS DO TRABALHO FEITO COM A MÍDIA:
1º ABORDAGEM: EDUCAÇÃO COM A MÍDIA
É o uso dos meios de comunicação como recursos didáticos ou pretexto para ensinar os conteúdos escolares. Ex: repertagens sobre meio ambiente para trabalhar o assunto Água.
2º ABORDAGEM: EDUCAÇÃO PARA A MÍDIA
É a preparação dos alunos para uma leitura mais ampla e crítica de tudo que vincula nos meios de comunicação, ensinando a ler as entrelinhas e ir além do óbvio, do explícito. É conhecer os meios de comunicação, suas características, linguagens e formas de produção. Ex: analisar duas reportagens sobre o mesmo assunto, identificando as formas diferentes de apresentá-las.
3º ABORDAGEM: EDUCAÇÃO PELA MÍDIA
É a utilização da mídia construida pelos próprios alunos, ele serão os protagonistas, produtores, criadores, usando de todos os recursos disponiveis para eles. Ele torna-se os produtores e não somente os consumidores de informação. Ex: jornal falado, videos caseiros, mini aulas.
4- QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS E FAMILIARES
Ao iniciar o trabalho com os alunos sobre a mídia TV, é interessante fazer alguns levantamentos de informação, e ai vai algumas sugestões:
a) Você gosta de assitir televisão?
b) Quantas horas por dia você assite TV e em qual período?
c) Que gênero (filme, novela, desenho, jornal) você mais gosta? E qual o que menos gosta?
d) Você assiste TV sozinho ou na companhia de seus familiares?
e) O que você acha da programação que você assite? É adequada para sua idade?
f) Você comenta com seus familiares as coisas que assite? Tira dúvida quando não compreende o que vê?
Após as respostas colhidas, pode-se abrir um debate para questionar, comenta e discutir as respostas.
5- SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SEREM EXECUTADAS EM SALA DE AULA
Ø Fazer analise da programação da TV com os alunos, avaliando e discutindo os programs que são adequados para cada faixa etária.
Ø Exibir trechos de telejornais e mostrar as diferentes formas com que cada veículo noticia o fato.
Ø Contar a história da TV e explicar o seu papel no processo de construção da memória social e histórica de uma nação.
Ø Pedir que os alunos criem programas de Tv em que apresentem diversos temas ligados à sociedade e ao mesmo tempo ao curriculo.
Ø Explicar como funciona os bastidores e o trabalho de emissora de Tv.
Ø Abordar a linguagem televisiva, suas mensagens e a publicidade que a vincula.
Ø Produzir videos caseiros e documentárioas em que os alunos sejam os produtores e protagonistas.
Ø Realizar pesquisas com os alunos, familia ou comunidade, sobre suas preferências na programação da Tv e os porquês de tais preferências.
Ø Dramatizar situações vistas na TV, comentando, questionando sobre o assunto.
Ø Fazer campanhas, envolvendo alunos, pais, sobre a conscientização da importancia de se controlar o que se assite e dos perigos das propagandos consumistas.
6- OS RESULTADOS QUE QUEREMOS OBTER COM ESSE TRABALHO COMA TV
v Que os alunos melhorem a auto estima, a criatividade, e demonstrem mais interesse pelas aulas;
v Que a educação se torne mais significativa e a participação dos alunos na construção do conhecimento seja mais efetiva;
v Que tenhamos alunos mais informados, mais entrosados com as novas tecnologias e que melhorem sensivelmente a expressão oral e escrita;
v Que aprendamos a utilizar as mídias como aliadas de uma educação mais moderna, acessivel e interessante.
v Que possamos interagir mais com as tecnologias, mídia, utilizando meios como debates, criticas, opiniões, aprimorando nossos conceitos e conhecimentos.
7- CONCURSO CULTURAL
Os trabalhos devem ser desenvolvidos dentro da temática do ano CULTURA DE PAZ 2012, envolvendo as reportagens apresentadas na RPCTV, os materiais disponibilizados no site http://redeglobo.globo.com/rpctv/televisandoofuturo/ bem como as sugestões de trabalho do curso de formação.
Os trabalhos desenvolvidos em sala, devem seguir a seguinte ordem:
v DEBATE DO TEMA PROPOSTO: CULTURA DE PAZ
v REFLEXÃO GERADA: O QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORAR
v AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA OU FORA: QUAIS TRABALHOS FORAM DESENVOLVIDOS
v COMO O PROJETO CONTRIBUIU PARA O APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES E DE CIDADANIA
v QUAIS AS MUDANÇAS PRECEBIDA PELA ESCOLA E PELOS PAIS
Os documentos disponiveis para desenvolver a temática em sala são:
v Cartilha : Cultura de Paz
v Artigos : Cultura de Paz
v Dicas para alunos sobre Cultura de Paz
v Referências bibliograficas sobre a TV e a Escola
v Texto de Rosa Maria: Comunicação e Educação
As categorias são:
v Ilustrador mirim: 1ª e 2 ª série (Ensino Fundamental de 8 anos) ou 1º ao 3º ano (Ensino Fundamental de 9 anos)
v Cartunista mirim: 3ª e 4ª série (Ensino Fundamental de 8 anos) ou 4º e 5º ano (Ensino Fundamental de 9 anos)
v Redator júnior: 5ª e 6ª série (Ensino Fundamental de 8 anos) ou 6º e 7º ano (Ensino Fundamental de 9 anos)
v Repórter teen: 7ª e 8ª série (Ensino Fundamental de 8 anos) ou 8º e 9º ano (Ensino Fundamental de 9 anos)
CRONOGRAMA DE AÇÕES DO TELEVISANDO O FUTURO | |
Mês e dias: | Atividades: |
Fevereiro: prorrogado até 29 | Adesão das escolas |
Fevereiro: até 29 | Cadastro dos professores |
Março: 1 a 31 | Formação dos professores (EAD) - todas as cidades |
Março: a partir de 1º | Exibição das reportagens vinculadas ao projeto e desenvolvimento na escola |
Abril: até 30 | Exibição das reportagens vinculadas ao projeto e desenvolvimento na escola |
Maio: até 8 | Recebimento dos trabalhos do concurso cultural |
Maio: 11 | Início das avaliações dos trabalhos nas Instituições de Ensino Superior |
Junho: 4 | Término das avaliações dos trabalhos |
Junho: 5 a 8 | Banca classificatória e regional |
Final de junho | Permiação e evento de confraternização |
Professora, todas as tividades desenvolvidas em sala devem ser registradas através de fotos, cartazes, e relatos, para que se possa fazer um relatório do trabalho, explicando as experiências dos trabalhos desenvolvidos para documentação escolar.
É de suma importância a sua participação, bem como o cumprimento de todos os requistos e datas certos para a validação do certificado.
BOM TRABALHO.
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